quarta-feira, 14 de junho de 2017

Lula diz que reformas de Temer “são do mal”. Assista


Dizendo se mais preocupado com a situação de crise do que com a possibilidade de ser pedida sua prisão, o ex-presidente Lula deu entrevista à Radio Difusora do Maranhão, dizendo que a reforma trabalhista proposta por Michel Temer “é do mal”e que o déficit da Previdência tem que ser atacado “com crescimento econômico”.
Lula disse que não é contra  modernizar a legislação trabalhista, que data de 1943, tendo sido feita ainda no governo Vargas, ou mesmo da Previdência, para adequá-las à realidade do século 21. “O que não pode é destruir, e o que o governo Temer está fazendo é uma demolição”. Para Lula, essa reforma trabalhista está no caminho de destruir todos os direitos trabalhistas conquistados desde a década de 1940. “Deixando o trabalhador numa situação de quase escravidão. Eles querem que a gente volte àquele período”.
“Se você pegar as estatísticas, vai perceber que, entre 2004 e 2018, o financiamento da seguridade social cresceu 56%. Portanto, nós tivemos superávit na Previdência”, disse Lula. Atualmente, o déficit aparece “na medida em que cresce o nível de desemprego e a redução no salário dos trabalhadores”. O ex-presidente apontou o segredo para o superávit: fazer a economia crescer, com aumento de empregos e salários. “Se tivemos superávit foi porque criamos 22 milhões de empregos entre 2003 e 2014, porque formalizamos 100 milhões de pequenas empresas e milhões de trabalhadores, porque a média salarial crescia 3,5% ao ano, porque o salário mínimo aumentou 74%. Ora, quando a economia está funcionando corretamente, a arrecadação também cresce. Quando o PIB não cresce, o emprego não cresce, obviamente que a Previdência passa a ser deficitária”.
Assista um trecho: