quinta-feira, 6 de abril de 2017

Reforma da Previdência pode ser alterada, menos a idade mínima, diz Temer


Foto: Marcos Correa/PR 

Jornal GGN - Nesta quinta (6), o presidente Michel Temer disse que autorizou o relator da proposta da reforma da Previdência, Arthur Maria (PPS-BA), a fazer alterações no projeto. Entretanto, pediu que não fosse mudada a exigência da idade mínima. 

"E eu acabei de autorizar o relator a fazer os acordos necessários nesse tópico desde que se mantenha a idade mínima, que é o que aconteceu em vários países", disse Temer, afirmando também que tem conversado com parlamentares em pontos como a aposentadoria do trabalhador rural, a questão dos deficientes e o benefício de prestação continuada.

A proposta enviada pelo governo ao Congresso estabelece a idade mínima de 65 anos para aposentadoria, tanto para homens quanto mulheres, além de 49 anos de contribuição para ter direito a aposentadoria integral. 

Atualmente, não há uma idade mínima para o trabalhador se aposentar, mas é necessário contribuir por 30 anos, no caso das mulheres, e 35, no caso dos homens. Para o benefício integral, é é preciso atingir a fórmula 85 (mulheres) e 95 (homens), que é a soma da idade com o tempo de contribuição.

De acordo com jornal O Estado de S. Paulo, 255 deputados rejeitam a proposta do governo Temer, que precisa de 308 votos para a aprovar a reforma. Entre os parlamentares contrários ao projeto, mais de 60% fazem parte da base aliada do presidente Temer na Câmara.

Segundo a agência Reuters, o Planalto reconhece que terá dificuldades para aprovar a reforma da Previdência e decidiu estender o prazo de negociação do relatório na comissão especial sobre o tema.