segunda-feira, 20 de março de 2017

Carmen Lúcia anuncia aposentadoria e Temer irá indicar outro Ministro para salvar os seus

A

 A presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, anunciou nesta segunda-feira (20) que pretende se aposentar no início de 2018. A declaração foi dada durante palestra inaugural proferida na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em Belo Horizonte, instituição da qual é professora licenciada. Como um dos motivos alegados pela ministra para encerrar a sua passagem pela Suprema Corte, está o desejo de voltar a dar aulas. “Estou com saudades dos meus meninos”, afirmou, referindo-se aos estudantes.

Durante sua chegada à universidade, Cármen Lúcia foi alvo de protesto e chamada de golpista, por conta da atuação do STF durante o processo do impeachment. A ministra minimizou: “É da democracia.”

Saindo antes do final do seu mandato como presidenta, Cármen Lúcia deve ser substituída pelo ministro Dias Toffoli, atual vice. Por antiguidade do posto, como é norma não escrita no STF, Toffoli também deve assumir presidência da Corte ao fim do mandato de Cármen Lúcia. A ministra tomou posse em setembro do ano passado, para mandato de dois anos.

Se ocorrer no calendário previsto, sua saída também abriria possibilidade para o presidente Michel Temer (PMDB-SP) indicar mais um ministro ao STF, após a nomeação de Alexandre de Moraes, que deve tomar posse na próxima quarta-feira (22).